de manhã no museu

terça-feira, outubro 04, 2011


No Domingo de manhã, realizei uma visita em família ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa, e terminei esta aventura de coração cheio. 
Em criança, apaixonei-me pelo Jurassic Park e pelas ilustrações da Beatrix Potter, recebi dos meus pais um microscópio e um telescópio, quis ser arqueóloga, coleccionei herbários e lupas, e, ao que tudo indica, consegui incutir o gosto pelas últimas na minha prima mais nova. A Pipinha ficou encantada com a visão microscópica e detalhada do real e, nesse dia, fez-se acompanhar de uma lupa, para, segundo as suas palavras, "analisar os ossos, pegadas e ovos de dinossauro". No futuro, gostava de ser paleontóloga ou exploradora. 
Eu, os meus pais e a minha prima visitámos todas as exposições que estão patentes no Museu e a cada nova sala fazíamos inúmeras descobertas sobre o mundo. Ficámos fascinados com as pegadas de dinossauro encontradas no Cabo Espichel - fizemos esta expedição no Verão de 2010 -, com o Cinetoscópio da Edison General Eletric, um instrumento de projecção interna de filmes inventado em 1891, por William Kennedy Laurie Dickson, e com as experiências realizadas na sala dedicada à Física. A melhor parte foi quando brincámos com a nossa sombra. Parecíamos o Peter Pan!
No final da visita, passámos por um espaço pedagógico e de entretenimento dedicado às crianças, intitulado Tudo sobre Dinossáurios... a brincar. A Pipinha aproveitou para fazer um desenho e afixá-lo na galeria do Harry e o Balde de Dinossauros.
Já tenho vontade de viver uma nova aventura num museu. Têm sugestões?

Galeria Zoologia | Sala Sacarrão

Espaço Geologia

Sala Cinza



 


No caminho para o Jardim do Príncipe Real, encontrei esta ternurenta pintura numa das paredes da Rua da Escola Politécnica. 

Passei à porta da Loja de História Natural, na Rua do Monte Olivete, e fui feliz! A Irene ofereceu-me, recentemente, dois marcadores de livros desta livraria, para juntar ao da Beatrix Potter (Mrs. Tiggy-Winkle), comprado na edição deste ano da Feira do Livro de Lisboa: um Pewter Bookmark e em clip de madeira da Flights of Fancy, ambos com... mochos.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Viva, obrigado pelo comentário! Foi um dia muito bem passado, pelo que leio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Mil obrigadas pela apreciação. Um grande beijinho *

      Eliminar
  2. Um dia de aventuras e descobertas para a tua Pipinha!
    Bonitas imagens ** :)
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar