dicas para uma vida saudável

segunda-feira, maio 13, 2013

Queridos leitores,

Cheguei à conclusão que quanto mais natural e menos tratada for a minha alimentação, melhor será a relação com o meu corpo, o meu espírito e a vida. Os supermercados estão recheados de produtos capazes de nos manter satisfeitos, em forma e saudáveis. Basta explorar o leque de ofertas que temos à nossa disposição! No Pingo Doce encontram leite biológico Agros, sementes de chia, de girassol e de linhaça, manteiga de soja Alpro e bolachas de cereais e maçã. Por outro lado, o Aldi integra no seu catálogo marmelada, iogurtes naturais e sumos biológicos, pão de centeio para torrar e flocos de aveia. Já o Continente é guardião de embalagens de granola e de chás orgânicos. Não podem deixar de visitar o Brio e o Celeiro, espaços especializados em alimentos saudáveis. 



Mas não fiquem alarmados! Ter uma alimentação mais cuidada, não significa que deixei de comer um pedaço do delicioso bolo de iogurte da minha mãe ou as maravilhosas tostas do Cinema City e do Café Penta, na Rua do Ouro. Simplesmente, procuro ponderar sobre aquilo que como, sobretudo nas alterações resultantes da aplicação de químicos e de fertilizantes nos alimentos. Sinto-me mais saciada, uma vez que ingiro mais água, chás da ervanária local, saladas e fruta da época. Os meus pequenos-almoços são ricos em fibras e em bebidas energéticas. Não descurarem esta refeição, por favor! Comecem o dia com um sorriso no rosto e uma sensação de aconchego na barriga.



Os limões e os morangos não são plantados na horta biológica da avó Tília, mas a hortelã cresce vivaz no seu quintal. Sim, é regada com muito carinho e um amor imenso pela Mãe Natureza! O livro Da Horta para a Mesa, da autoria de Cláudia S. Villax, tornou-se uma companhia indispensável na cozinha, desde que os alimentos saudáveis conquistaram lugar cativo no frigorífico e nas prateleiras da minha casinha. Assim sendo, decidi adoçar o serão da passada sexta-feira e experimentei a receita de morangos com açúcar de hortelã-pimenta. Garanto-vos, queridos leitores, que é uma sobremesa absolutamente doce e fresca. Os solarengos dias de primavera convidam a demorados piqueniques no jardim, em perfeita harmonia com as árvores. Nada como aconchegar esta delícia na vossa cesta de verga, juntamente com um refresco, um chá do café Saudade ou um sumo biológico de laranja. Para finalizar, podem sempre aninhar um pacote de tostas de soja enriquecidas com sementes de linhaça (à venda no Pingo Doce) e um frasco de compota de frutos vermelhos (A Padaria Portuguesa).

Receita de morangos com açúcar de hortelã-pimenta
[segundo Cláudia S. Villax]

Ingredientes da horta:

300 g de morangos
Raspa de meio limão
6 folhas de hortelã picadas



Da despensa:
50 g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparação: Num processador de alimentos, misturar o açúcar, a hortelã, a essência de baunilha e a raspa de limão. Lavar os morangos e cortar aos quartos. Servir com o açúcar.



Andar de bicicleta é um hobby mágico e os domingos primaveris são perfeitos para viagens à beira-mar em família. A marina de Cascais oferece uma paisagem inspiradora para este propósito. Podem alugar gratuitamente uma BiCa no largo da estação de comboios da vila e aproveitar o dia para estar em contacto com o comércio de rua. Se optarmos por este meio de transporte, estamos a proteger o ambiente. Assim sendo, preparem uma refeição ligeira, coloquem a lancheira no cesto do guiador, um mapa e façam-se à estrada. Sabe tão bem sentir o vento a acariciar o cabelo e o cheiro a maresia!

Conselhos-chave:
Conhecer a roda de alimentos. | Beber pelo menos cerca de um litro e meio de água por dia. | Ingerir frutas suculentas ao longo do dia e magicar cocktails vitamínicos. | Ler atentamente os rótulos dos produtos, prestando atenção ao valor calórico e aos níveis de gordura. | Preparar muesli, batidos energéticos e chá. | Consumir frutos secos. | Investir nos lacticínios de produção biológica. | Trocar receitas saudáveis com os amigos. | Apostar na leitura da revista Saber Viver e do blog One Life One Chance. | Fazer exercício com a banda sonora perfeita. | Dormir bem.


Espero que as dicas da menina do vento tenham sido úteis. 
Lembrem-se! O mais importante é estarem em harmonia com o vosso espírito e com o mundo.
Qualquer dúvida ou questão, entrem em contacto comigo para ascavalitasdovento@gmail.com.
Um sopro de beijinhos mágicos.

♥♥♥

You Might Also Like

14 comentários

  1. Gostei muito do post e dos conselhos-chave, também gostava de poder viver numa zona em que andar de bicicleta não fosse uma aventura e que tivesse essas paisagens lindas, mas cá em cima bicicleta é como fazer sprints de montanha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce Ângela,
      Se soubesses a felicidade que sinto dentro de mim ao ler as tuas palavrinhas mágicas. Espero que consigas encontrar um verdadeiro paraíso e percorrer mundo com uma companheira de terreno perfeita.
      Um beijinho mágico*

      Eliminar
  2. Eu realmente nem sei o que dizer.
    Vou começar por referir que uma das coisas que mais me agrada ler no blogues, é conteúdo com originalidade e este é o perfeito exemplo disso, pegaste em diferentes conselhos para construíres um post especial, só teu.
    Além disso, como é óbvio, fico com um enorme sorriso na cara por saber que te inspirei neste estilo de vida maravilhoso e saudável.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És única, princesa. Admiro-te muito! <3
      Beijo beijinho

      Eliminar
  3. Eu já adotei esse sistema de comer bem e, há coisas bastante deliciosas :)

    ResponderEliminar
  4. tão bom o post! a minha mãe também é fã dos produtos biológicos, e cá em casa cada vez mais consumimos estes produtos! assim como o estilo de vida saudável, andar mais a pé e de bicicleta!
    este post é fantástico, adorei adorei Joaninha!
    beijinho <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tão doce, Poulain!
      Fico muito feliz por apostares nos produtos biológicos e num estilo de vida saudável. É muito importante para nós, para o ambiente e para a nossa relação com o mundo.
      Obrigada por seres uma fiel leitora do meu cantinho.
      Um grande beijinho ♥

      Eliminar
  5. Sem dúvida que devia começar uma alimentação mais saudável tbm, e tenho pena de já não ter uma bicicleta. Adorava andar mas fiquei sem ela, e com esta crise não dá mesmo para ter uma nova.

    http://wtshnoname.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fofinha, tenho a certeza que, aos poucos, vais adoptar um estilo de vida mais saudável e natural. Muitos pozinhos mágicos para ti! Eu peço ao vento para trazer-te uma bicicleta e pincelar os teus dias com as cores do arco-íris.
      Fico muito feliz com a tua visita ao meu pequeno País das Maravilhas! ❤
      Um sopro de beijinhos com aroma a frutos silvestres

      Eliminar
  6. adorei este post! sabes porquê? porque não falaste em dietas nem em perder peso... e é isto que algumas pessoas custam a captar! comer bem é tratarmos de nós, cuidarmos do nosso corpo! não tem tudo a ver com dietas, tem a ver com sentirmo-nos bem e alimentarmo-nos com os melhores nutrientes!! gostei muito do teu blogue :) beijinho

    http://thehealthyfitway.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, querida Cláudia! ❤
      Fiquei absolutamente deliciada com o teu cantinho. É verdadeiramente inspirador.
      Beijinho*

      Eliminar