manhãs na cafetaria A Luz Ideal

sábado, fevereiro 20, 2016



Quem disse que os pontos obrigatórios de Lisboa tinham de estar localizados no centro da cidade, à beira-rio ou nos bairros castiços? Situada em plena Estrada da Luz, no bairro de São João, A Luz Ideal é a cafetaria onde a magia acontece. O encantamento atinge-nos logo à entrada. O nosso olhar demora-se na fachada vintage, na esquina de uma pacata praceta, nos cestos em verga que repousam à janela e nos vasos coloridos que adornam a porta. Há ainda uma esplanada aprazível rodeada de árvores, se quiserem desfrutar de uma refeição mais ligeira e menos demorada durante as estações mais gélidas.


Quando passamos para o interior, ficamos imediatamente fascinados com a decoração. As cadeiras verde-água, as mesas em pedra mármore rosa e os apontamentos rétro primam pela delicadeza. Por outro lado, no ar, paira uma leveza verdadeiramente agradável; talvez isso aconteça porque acaba por surgir dentro de nós uma vontade inexplicável de permanecermos ali durante horas a fio. Ficamos com a sensação de que este cantinho foi criado para aconchegar o coração dos seus visitantes de uma forma verdadeiramente única. A loiça e as andorinhas em porcelana expostas nas prateleiras recordam-nos as casas das avós e reavivam as memórias de uma infância feliz. As amplas janelas deixam entrar de mansinho a luz da manhã e pincelam a pequena divisão de cor.


Desde maio de 2014 que esta Luz Ideal compõe o roteiro pitoresco de Lisboa, mas só recentemente é que descobri esta pequena maravilha na app Zomato. Na verdade foi uma das minhas descobertas de início de ano e, na minha primeira visita, tive a oportunidade de provar um scone com compota de morango. Ainda estava quentinho e soube-me pela vida. Para acompanhar? Um sumo natural do dia, refrescante e delicioso. Há precisamente uma semana, a convite da minha querida amiga Ana Paula Cardoso (do blog Eléctrico 28), tive a oportunidade de regressar e de experimentar o brunch - a Time Out Lisboa deu uma ajuda com o vale de desconto. Nós optámos pelo 'grande pequeno-almoço doce', que inclui uma bebida quente (chá, meia-de-leite ou café americano), um sumo natural, uma torrada com manteiga, uma fatia de bolo (ainda tenho presente o sabor daquele bolo de limão) e, um iogurte com granola Dosemente e fruta à escolha. Mas fiquem a saber que existe também uma versão salgada, que se faz acompanhar de ovos mexidos com torrada, uma tiborna, um requeijão com doce, uma bebida quente e um sumo natural.


Podem sempre almoçar por lá, já que as tartes, as saladas, as massas e as pizzas também constam do cardápio. E porque não saborear a sopa do dia e os dois pratos principais (uma das opções é vegetariana)? Um must eat! Se forem realmente gulosos, não deixem de provar a variedade de bolos caseiros com caramelo, chocolate ou limão. Há para todos os gostos e palatos. Um conselho: não dispensem os chás frios, confecionados a partir de ervas plantadas no Parque Bensaúde, situado nas redondezas.


Uma das grandes novidades deste encantador espaço em São Domingos de Benfica é a possibilidade de irem buscar um cesto de piquenique, para que possam degustar todas as especialidades ao ar livre. Há uma panóplia de sugestões apelativas: a praia, os jardins, os espaços florestais mais próximos ou até o alpendre da vossa casa. Todos os cestos (25 euros) aninham uma toalha, talheres de metal, copos de vidro, duas sanduíches, dois salgados, duas garrafas com uma bebida fresca, uma salada e duas sobremesas. Os mais pequenos não foram esquecidos e também eles podem usufruir de uma refeição apetitosa na companhia dos pais. Eis o conteúdo do cesto das crianças (10 euros): uma sanduíche em baguete rústica, um salgado, uma garrafa com uma bebida fresca, uma sobremesa e (rufar de tambores...) uma surpresa. Encomendem tudo por telefone durante o horário de funcionamento do espaço, por email ou através do Facebook (até às 21h da véspera do pedido).

Ficaram com vontade de experimentar? Esta Luz nunca se esgota e está à espera da vossa visita, para incidir nos corações preciosos ainda com mais intensidade.

---
Rua General Schiappa Monteiro, 2A
São Domingos de Benfica
Tel. 21 136 27 93
Preço para duas pessoas: €15 (aproximadamente)

You Might Also Like

4 comentários

  1. O espaço é muito bonito e tem um ar muito acolhedor!
    Parece uma óptima sugestão :)

    It's ok

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de experimentar, minha querida. É perfeito! ♥

      Eliminar
  2. Olá, Joana! :)
    Fiquei muito curiosa acerca deste espaço, pela forma como o descreveste e pelas fotografias bonitas desse brunch de aspecto delicioso! Gostei imenso do detalhe de haver a possibilidade de levar um cesto de piquenique para uma degustação no exterior!

    The Smiths! ♡

    Um beijinho,
    --
    Sofia | Seventeen Seconds


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, fico tão feliz! O brunch doce é mesmo delicioso. Por favor, pede um scone quentinho. Dos melhores que já provei nesta vida.
      Mil obrigadas pela tua visita.
      Um grande beijinho*

      Eliminar