para as melhores mães do universo



Recordo-me de ser pequenina e de ouvir a minha avó Tília dizer: "com três letrinhas apenas se escreve a palavra 'mãe', que é das palavras pequenas, a maior que o mundo tem". Na sua simplicidade e candura, esta frase guarda em si mesma mundos inteiros. É atravessada por uma grandiosidade tamanha que não cabe no peito. Naquele momento do tempo, que aninho com carinho nas gavetas da minha memória, lembro-me de sorrir sozinha e de pensar baixinho: "a palavra 'avó' também".

A verdade é que tenho duas mães na minha vida. A minha mãe Helena, nome da filha de Zeus e da princesa de Tróia, guerreira e dona de uma paciência infinita; e a minha avó materna, Otília de seu nome, Tília no meu mundo, como no poema de Florbela Espanca e nas infusões dos chás mais calorosos. Gosto de pensar que de ambas herdei o amor infinito que tenho à magia das palavras e a paixão, que descobri já em adulta, pela cozinha. Sem elas, eu não conseguiria sorver a vida desta forma tão especial ou demorar-me em cada detalhe delicado da espuma dos dias. Elas são as minhas maiores confidentes, os meus faróis de alegria, as minhas chamas imensas, as luzes que nunca se apagam.


Amanhã, Dia de todas as Mães, irei levá-las a passear por Lisboa. Quero que a minha avó volte a contemplar as águas-furtadas que um dia foram a sua casa, na Rua do Sol a Santa Catarina. Gosto tanto de ouvir as histórias que tem para contar: a infância na Covilhã, a sua terra natal, os primeiros anos de casada com o meu avô, os seus tempos de cerzideira, os filmes que via todos os domingos no cine-teatro Lido, as tardes na gelataria A Veneziana... Já a minha mãe sente saudades de trabalhar perto de Alcântara e de contemplar o rio Tejo da janela do escritório, de explorar as lojas castiças da cidade e de apanhar o elétrico. Quero vê-las sorrir, fazê-las felizes, oferecer-lhes todos os raios de sol que rasgam este céu primaveril.


Já compraram um miminho para oferecer às rainhas do vosso coração? A Fnac.pt está repleta de sugestões apelativas e arrebatadoras, a pensar nas mães que adoram ouvir música, devoram as últimas novidades literárias, fazem magia na cozinha, praticam exercício físico, fotografam com a alma e apreciam gadgets multifuncionais. Aproveitem todas as promoções (válidas até amanhã)! O álbum de Françoise Hardy é amor em estado puro, os ensinamentos de Oprah Winfrey verdadeiros mantras, os saudáveis conselhos de Samanta McMurray um boost de energia diário. Tudo o que precisam de saber está à distância de um clique em cada artigo. Uma das pessoas mais especiais do vosso mundo agradece!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram