À Descoberta de Novos Sabores com Marisa Valadas


Na quinta-feira passada, eu, a Marisa Valadas e a Sofia Castro Fernandes (do projeto Às nove no meu blog) iniciámos um novo capítulo das nossas vidas. Daqui para a frente continuaremos a ler o nosso destino nas linhas do tempo, até a próxima história começar. Sempre juntas, a inspirar pessoas de coração puro e agraciadas pelas boas energias.

O Hotel Real Palácio, em Lisboa, serviu de palco à apresentação do livro À Descoberta de Novos Sabores, o primeiro bebé da minha doce Marisa. Se, tal como eu, não perdem pitada de um dos cantinhos mais suculentos da blogosfera, o Sweet My Kitchen, e querem adicionar um toque exótico aos vossos pratos, então não podem mesmo deixar escapar esta compilação de receitas para todos os dias. Deixem o intenso aroma das especiarias levar-vos numa viagem sem retorno imediato à gastronomia africana, asiática, americana e portuguesa.


Nas páginas deste livro ficarão também a saber como podem armazenar os alimentos indispensáveis na vossa cozinha e onde podem adquirir ingredientes mais peculiares, que irão fazer as delícias dos vossos familiares ou, quem sabe, dos próximos convidados para o jantar que há tanto tempo anseiam preparar. Nenhuma refeição ou opção alimentar foi posta de parte: há sugestões de entradas, brunches, sopas, peixe, carne e, para muitos o momento mais aguardado, sobremesas. Mas a verdade é que aqui encontrarão, sobretudo, as fórmulas perfeitas para criar laços, espalhar amor e viver feliz. Memórias da infância com os avós, recordações guardadas nas esquinas do tempo, relíquias que, de alguma forma, queremos partilhar com quem nos visita virtualmente. Gostamos de sentir esses abraços invisíveis, mas nem por isso menos reconfortantes.

"Adoro passar horas à mesa, partilhar com os outros o que cozinho. Adoro temperos e especiarias, viagens e gatos. Acredito que a comida é uma forma de demonstrar afeto. Acredito que alguém é especial quando cozinhamos para ele. Tenho muitas memórias vividas na cozinha, entre tachos e panelas, com os meus avós e a minha mãe. Lembro-me de que sempre me senti atraída por descobrir novos sabores. Ficava fascinada pela reação que provocavam em quem provava… um sorriso deliciado, uma expressão de surpresa e a curiosidade de descobrir qual era o ingrediente responsável por aquele toque especial. Na minha pequena cozinha, sonha-se e viaja-se pelo mundo", confidencia a Marisa nas páginas introdutórias. 

Tenho a certeza que vão querer ter este miminho na vossa cozinha, para consultarem sempre que quiserem partir ao sabor das águas, numa caravela de velas ao vento, desbravando um novo oceano. 


É claro que tínhamos de celebrar a conquista da Marisa desta forma: a comer. Terminámos a noite no Ground Burguer, na Praça de Espanha, e tivemos direito a um verdadeiro banquete. Experimentei o chá gelado de menta e o hambúrguer vegetariano com feijão manteiga, carne de soja, grão-de-bico e especiarias, queijo cheddar, cebola roxa frita, alface, tomate e molho especial da casa. Nhami! Aquelas batatas fritas crocantes temperadas com alho, alecrim e manteiga não me saem da cabeça de tão deliciosas que eram. Nota dez para o atendimento personalizado, que primou pela simpatia constante, e para a decoração do espaço. Clean e brilhantemente iluminada.

[Um agradecimento especial à Marisa Valadas, à Sofia Castro Fernandes e à editora Vogais, representada pela Rita Correia e pelo João Tibério.]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram