'projeto 6 on 6' | Viagens - Fotografar com o telemóvel

sábado, agosto 06, 2016


Este foi, talvez, o desafio mais apelativo do nosso projeto '6 on 6', talvez porque a minha conta de Instagram, @ascavalitasdovento, é um dos meus tesouros mais preciosos. Sabiam que esta empolgante aventura começou em 2012? Nesse ano, a convite da Canon Portugal, fui desafiada a visitar a Photokina, a maior feira de fotografia do mundo, em Colónia, na Alemanha, e fiquei completamente extasiada com a boa-nova. Era tal a euforia que me belisquei até mais não! 

Há muito que sonhava ter um gadget da eterna maçã do pecado, a Apple, um que fosse leve, portátil e que me permitisse trabalhar a partir de qualquer lugar. Adquiri um iPad 3 e, durante vários meses, foi ele que aninhou a app que, ainda hoje, mais utilizo. No ano seguinte, investi num iPhone 5 de apenas 8 GB, um erro para alguém que quer registar na memória do telemóvel e guardar nas gavetas do coração os momentos mais especiais; por isso, dois anos mais tarde, o iPhone 6 veio fazer as delícias das minhas odisseias artísticas. A câmara tinha sido aperfeiçoada e os 64 GB vinham agora colmatar a falta de espaço que outrora sentia. No entanto, este ano, confesso-vos, abandonei a 'team Apple', pelo menos em termos fotográficos. É verdade que continuo a ser da opinião que o iPhone é exímio em termos de design, automatismo e interação, mas depois de experimentar smartphones como os LG V10 e G5, o Samsung Galaxy S7 e o Huawei P9, fiquei convertida ao sistema operativo Android.

Não consigo parar de fotografar com o smartphone e a minha conta de Instagram tornou-se, com o passar do tempo, numa espécie de diário de bordo e um compêndio das minhas viagens. O meu coração enamora-se pelos pequenos prazeres da vida e torna-os eternos através dos meus registos fotográficos.

Quando o canto da terra e a quietude do mar trazem consigo veleiros de ilusões. Ancorem a vossa feitiçaria no porto das recordações.
Cascais // Barcelona

Os tons das manhãs passadas nos meus ninhos espalhados pelo país presenteiam-me com a mais inspiradora das telas. 
Home sweet home // Peniche

Gomo de tangerina, tu que pintas o meu mundo com uma alegria contagiante, deixa-te ficar coladinho a mim. Prende-te na minha rede. E demora-te.
Londres // Lisboa

---
Não se esqueçam de passar pelos cantinhos das bloggers mais fantásticas:

You Might Also Like

8 comentários

  1. Haha É engraçado como o enfoque de alguns dos nossos textos não foi tanto o tema "viagens" em si, mas a questão de termos de fotografar com o telemóvel. Acho que mexeu connosco. Muito fixe. Giríssimas as tuas fotos. :D

    ResponderEliminar
  2. Adoro as fotografias, tens muito jeito! :D
    Eu também fotografo imenso com o meu telemóvel, motivo pelo qual gostava de adquirir um novo, quando for possível :D

    Blog - Coco made me do this

    ResponderEliminar
  3. Que belas imagens, Joaninha! A primeira é tão leve, tão linda...gostei mesmo dessa!

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. a tua contas de instagram é possivelmente das contas mais bonitas que tenho o prazer de seguir :)

    beijo grande

    Vânia
    www.lollytasteblog.com

    ResponderEliminar
  5. Adorei as fotografias. São uma autêntica viagem ao mundo da Joana :) Tudo tão leve, simples e alegre - pelo menos é sempre assim que te vejo, seja nos textos que escreves ou nas fotografias que tiras. :)

    ResponderEliminar
  6. Oh fotos tão bonitas! E reaLmente tens uma das contas de ig mais inspiradoras no meu feed :)

    ResponderEliminar
  7. Muito bonitas as tuas fotos deste mês, Joaninha, bem fresquinhas e cheias de cor! :D
    A minha favorita é a de Barcelona, sem dúvida nenhuma, que bonita! :D

    Joan of July

    ResponderEliminar
  8. Que viagens boas Joana :) Sem dúvida que transmitem o teu mundo, cheio de cor e simplicidade. Tal como a Catarina, gosto imenso da foto de Barcelona!

    ResponderEliminar