beija-me burro! do que é que estás à espera para petiscarmos a dois, fora de horas?


Antes de começarem a ler a review que se segue, lanço-vos um desafio, foodies: vamos potenciar a média deste restaurante na Zomato? Uma coisa é certa: garanto-vos que os 4.2 não chegam para fazer jus à experiência de degustação que o Beija-me Burro vos proporciona. 

No domingo passado decidimos experimentar um novo espaço, distanciado do bulício citadino, por isso optámos por pesquisar a vasta lista de restaurantes com Zomato Gold. Enquanto fazíamos scroll pelos subúrbios da capital houve um nome que, imediatamente, despertou a minha curiosidade e que fez com que começasse a cantarolar o Fado Toninho, dos Deolinda. "Agarrem-nos que nos vamos a ele", dizíamos nós - e não é que fomos mesmo? E demos-lhe forte e feio nas iguarias. De apetite aguçado, viajámos até Oeiras para comprovar as promessas das recomendações que nos foram chegando.

E a verdade é que, como vos confidenciei pelo Instagram, o Beija-me Burro entrou diretamente para o meu TOP 10 de restaurantes de eleição de 2017, tendo alcançado o mesmo patamar de lugares como o Boa Bao e o Pasta Non Basta, que, ainda que se foquem em especialidades de cozinha totalmente diferentes, reúnem todos os requisitos para serem as verdadeiras pérolas (ou ovos de Colombo) do nosso país.


Chegados ao nosso destino, não tivemos qualquer dificuldade em encontrar lugar para estacionar, ao contrário do que tínhamos lido em comentários de anteriores clientes. A razão da desocupação poderá estar relacionada com o facto de ser o mês de férias da grande maioria dos portugueses, mas estando situado numa urbanização-dormitório com pouco comércio ao seu redor, concluímos que noutras alturas do ano poderá ser igualmente acessível.

A fachada passa despercebida numa primeira passagem, mas o bom gosto impera quando nos aproximamos da porta número 8 da Rua Doutor António Patrício Gouveia. O atendimento, atencioso e acolhedor, deixou-nos tão à vontade, que nos apeteceu colocar todas as questões acerca da combinação de ingredientes na primeira troca de palavras. Absorvemos cada detalhe, sabor e aroma da carta de vinhos nacionais e de petiscos, servidos em tostas de pão caseiro, e demorámos o olhar na "petiscada". Esta opção permite-vos conjugar quatro pratos do cardápio (com um preço fixo de 14.30 €), nas suas versões de peixe, carne e vegetariana. Salmão marinado com húmus de feijão branco, camarão salteado com creme de alho doce, ovos mexidos com pimentos e batata cozida, cogumelos selvagens com molho holandês, foram as nossas escolhas. As doses foram servidas na porção certa e empratadas numa aprazível tábua de madeira. Todas estas delícias gastronómicas foram acompanhadas de uma sangria tinta da casa, fresca e adocicada - foi, talvez, a melhor que me passou pelas papilas gustativas até hoje.


Como esta refeição se queria demorada, sem compromissos ou horas marcadas, à nossa mesa chegaram batatas fritas caseiras, aninhadas num púcaro vintage de esmalte, e uma frigideira de camarões Beija-me Burro. Como já tínhamos aconchegado o estômago com um cesto de pães, a manteiga caseira, o azeite avinagrado e as tapas, sentimos que uma dose de marisco seria a decisão ideal para uma nova partilha a dois.


Para darmos por encerrado o nosso agradável banquete pedimos três bolas de gelado artesanais, com sabores mais exóticos: Blue Curaçao com pepitas de chocolate, poejo e mousse de limão. Nhami! A verdade é que não houve nada que fosse menos bom ou que não nos satisfizesse por completo, por isso ficámos com vontade de regressar, reunir e apaixonar os nossos amigos mais exigentes e experimentar um gin na esplanada. E, quem sabe, reencarnar a arroxeada e irascível mulher do Donkie, no clássico da Dreamworks, Shrek. Are we there yet?

Beija-me Burro
Rua Doutor António Patrício Gouveia, 8, Loja B, Oeiras e São Julião da Barra, Oeiras
Cozinha: Tapas e petiscos
Preço médio: 25 € para duas pessoas
Aberto das 12h00 às 24h00 (fecha à terça-feira)
Telefone: 96 162 09 47 / 21 441 29 76

6 comentários:

  1. bem deixaste-me com água na boca com a tua descrição e as fotos estão tão bonitas que já entrou directamente para a minha lista de locais a ir muito rápido. Ainda por cima pertinho de casa :)

    beijo gigante

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui por casa já estamos a pensar num regresso para breve. ❤

      Eliminar
  2. Um local realmente diferente, recomendo vivamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sangria foi, de facto, a melhor que já bebi na vida.
      E aquela "petiscada" não me sai da cabeça de tão boa que era.

      Eliminar
  3. Ora mesmo aqui ao lado... ou quase! Fiquei com vontade de experimentar! Eu que adoro estes petiscos :) Camarão salteado com creme de alho doce, pareceu-me tão bom! Obrigada pela partilha!
    Rosarinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais adorar o espaço, minha querida. Tenho a certeza. (:

      Eliminar

Instagram